Pensamento, intelectuais e revolução: Brasil de 2018 e a Rússia de 1905

Os Liberais na Rússia Imperial e as eleições no Brasil de 2018

Os Liberais na Rússia de 1905…e o que isso pode ter a ver com as eleições presidenciais no Brasil, de 2018?

Se entendemos que o chamado à ação, a qualquer ação política mais ou menos radical, precisa de um antecedente no plano das ideias, é importante nos preocuparmos sempre com o papel dos intelectuais nas bases dos grandes acontecimentos da história do mundo!

Quais as ideias difundidas, quais os livros publicados, como era a educação das crianças, qual a ideologia predominante?

Por isso estou me perguntando e investigando sobre a manobra que os intelectuais liberais fizeram na Rússia em 1905, quando flertaram com a pequena parcela socialista que pretendia instalar uma outra Rússia, em permamente Revolução. Estou investigando a nobreza, a alta burguesia, os profissionais liberais, os governantes dos Zemstvos (assembleias de província que tinham alguma autonomia para governar regiões no império russo, eu trato melhor disso, neste vídeo: https://www.youtube.com/edit?o=U&video_id=eRG8cNAM2OY) e todas as ações que eles orquestraram e que acabaram provocando greves generalizadas. Os assim chamados liberais conseguiram algo inédito: lançar camponeses e operários contra o czar e seus representantes no governo do império. Suas ideias e propagandas mexeram com os estudantes e com a população dos subúrbios! E não precisaram dos socialistas para isso!

Então vamos nos perguntar agora como estão nossos intelectuais, o que eles andam pensando e fazendo?

Quais as ideias que andam divulgando no Brasil e como trabalham nas Universidades e nas periferias?

Assista ao meu vídeo para refletir comigo sobre esse problema que é tão atual: o que pensam nossos intelectuais? concordamos com suas ideias?

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *