O Homem Dos Ratos, caso clínico de Freud

Oi, queridos leitores e leitoras

Hoje é dia de post e de vídeo de Psicanálise!

Nosso alvo é uma das 5 grandes psicanálises, um dos casos clínicos mais famosos de Freud que acabou sendo conhecido como “Ratman”, ou O homem dos ratos. O radical “Rat” da história tem a ver com a infância e a vida adulta do paciente mas não exclusivamente com o roedor transmissor de doenças. Tratando da vida do paciente, Freud descobre uma série de palavras em alemão que carregam esse mesmo radical, ou significante, se vocês quiserem. Rat é um termo, um som, um pedaço que se repete em diferentes contextos e que forma várias palavras, estruturando assim vários pontos de conflito e de angústia do paciente. Encruzilhadas da vida em que ele faz de tudo para não tomar uma decisão ,seja ela simplória ou importantíssima para sua vida. Ele acaba se envolvendo em dúvidas, em pensamentos e viagens de trem para evitar que o pai e a mulher amada morram.

a história inseparável da narrativa brilhante, minuciosa e ultra bem escrita de Freud nos seduz desde o princípio. Mesmo que se trate de um texto recheado de conceituações, e de teorizações avançadas sobre a neurose obsessiva e sobre a dinâmica da vida psíquica, vale muito a leitura!

Vale tanto que fiz 3 vídeos sobre o caso. Estão super detalhadinhos como vocês sabem que eu gosto e mesmo assim ainda fiquei com a sensação de que ficou muito ainda por dizer.

Mas vocês sempre podem me enviar perguntas e dúvidas!

vou colocar aqui embaixo o link para os 3 vídeos! Não deixem de assistir! Ficou muito legal o trabalho!

Beijos para todos vocês e até a próxima aventura da Aline com seus livros! 🤣😍🙃🙃😉😉

o homem dos ratos 1

O homem dos ratos 2

slides para sedimentar os conceitos

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *