L’Analphabète, récit autobiografique: A Analfabeta, um relato autobiográfico, de AGOTA Kristof

Aline & Os Livros no Apoia-se:
https://apoia.se/videoaulasalineeoslivros

Conheça minha loja de cursos online:

Todos os cursos

Romance de Agota Kristof (1935-2011), escritora húngara francófona

Oi, Pessoal

Depois de uma semana sabática, eu volto para o canal com uma escritora praticamente inédita no Aline & Os Livros, e ainda muito pouco conhecida no Brasil.

Este livro que eu trago, L’Analphabète, ainda não tem tradução para o português (mais um dos meus projetos!) embora seja um livro completo e tocante. Narrativa curta, objetiva, dura mas interminável nos sentimentos que provoca e nas imagens que produz em nossa imaginação de leitores.

Aqui, Agota refaz sua história de vida, escrevendo seus pontos axiais em 11 capítulos interdependentes e aborda temas que saem da sua vida e atingem aquele nível de sentimentos universais, comunicáveis e ao mesmo tempo difíceis de transmitir. Esses temas fundamentais são: o refugiado, o imigrante, o país de origem e o país de chegada, de acolhida; o vazio do imigrante em terra estrangeira, mesmo que tenha satisfeitas suas necessidades básicas como alimentação, moradia e trabalho; a incógnita que paira sobre o futuro; a longa travessia até a integração na nova sociedade; os desafios de aprender uma nova língua; a necessidade de dar um lugar subjetivo à nova cultura; a ruptura dos laços com o país de origem e com a família.

É possível extrair desse livrinho encantador, que vale ouro, com menos de 60 páginas, aspectos valiosos para qualquer tipo de mudança e travessia que você esteja atravessando no momento!

Não deixe de me acompanhar neste vídeo sobre essa obra SUPER, FUNDAMENTAL!

CLIQUE AQUI

 

 

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *